Pesquisar neste blog

4G, a evolução do 3GP!!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

4G é um acrônimo para Fourth-Generation Communications System (Sistema de Comunicações de Quarta Geração), representa o próximo passo em comunicação sem fios. Um sistema 4G poderá prover uma solução de IP inclusiva em que podem ser transmitidos dados e multimídias diversas para os usuário "a qualquer hora, em qualquer lugar". As taxas de transmissão são muito mais altas que as gerações anteriores. Não há nenhuma definição formal para o que 4G é; porém, há certos objetivos que são projetado para ele.
Estes objetivos incluem:
O 4G será um sistema integrado completamente baseado em IP. Isto será alcançado depois que tecnologias conectadas por fios e sem fios convergirem e serão capazes de prover 100 Mbit/s e velocidades de Gbit/s em lugar fechado e ao ar livre, com total qualidade e confortável segurança. 4G oferecerá todos os tipos de serviços a um custo disponível.
O sistema 4G está sendo desenvolvido parta atender exigências de rede de comunicação sem fios, serviço de transferência de mensagens de multimídias, conversa com vídeo, televisão móvel, televisão de alta-definição, DVB, serviço mínimo como voz e dados, e outros serviços para "a qualquer hora-em qualquer lugar." O grupo 4G definiu alguns objetivos do padrão de comunicação sem fios do 4G, entre estes podem ser destacados:
Capacidade de rede alta: usuários mais simultâneos por rede;
Taxa de dados de pelo menos 100 Mbit/s entre quaisquer dois ponto no mundo;
Qualidade alta de serviço para as avançadas multimídias do futuro: tempo real de transmissão de dados auditivos, HDTV, vídeo móvel; interoperabilidade com padrões sem fios existentes, entre outros.
Ele está previsto para ser comercializado nos próximos anos, e isto não inclui o Brasil.

No meu estado, a Paraíba, pelo menos EU não encontrei celulares tipo 3GP para venda e sinceramente não me interessei em saber se o serviço está disponível aqui, até porque não me impressionam suas propriedades, mas fiquei impressionado com o sistema 4G, em fase de desenvolvimento, com padrões muito além dos atualmente possíveis ou em operação no Brasil.
E quanto ao formato 3GP de vídeo, certo que é para celular, mas não me impressiona, apesar de que sua taxa de transmissão, até pela pouca qualidade de vídeo e som, demanda menos tempo no down.
Assitir tv em celular em um passeio, no ônibus, seja lá onde for, só se der vontade mesmo! Isto é uma questão muito individual.
Falo como usuário, não como pesquisador, porque para isto existem pessoas com gabarito e conhecimento de ponta.
 

Seguidores do blog

Mais lidos