Pesquisar neste blog

Parabéns ao aniversariante

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007





Vou te contar uma história comprida: uma menina preparava um bolo como forma de dar seus parabéns pessoais a um aniversariante. Ela notou que não haveria festa e que todos na casa não encontraram tempo pra planejar nada. À noite, o aniversariante chegou do trabalho e viu o bolo ainda sendo feito por ela. Ele soube que ela já estava há mais de duas horas decorando o bolo, embora estivesse visivelmente feio, disforme e não parecia apetitoso. De fato, ele provou um pedaço do bolo que havia sido cortado antes da "decoração": "Que gosto horrível!". Mas, foi o melhor que a menina pode fazer. Para completar sua angústia, a menina ainda enfeitou o bolo com farelos de um doce de leite, desses bem comuns que se vendem em qualquer feira livre. Quando mais ela esfarelava o doce, mais esfarelado ficava seu coração. O aniversariante estava se sentindo como num fuzilamento: fuzilado no dia do próprio aniversário.
O aniversariante ficou ainda mais triste porque convidaram seus irmãos e outros familiares de última hora. A festa seria na sua casa, que estava feia, com móveis pedindo conserto, paredes pedindo pintura. As comidas seriam servidas em pratos comuns. Não era ali o local que ele sequer pensaria. Fora que nunca lhe fizeram uma festa. E pensou que, passados tantos anos, pelo tanto que ele se deu, por tudo o que ele fez, sua primeira festa seria inesquecível.Sua irmã aproveitou o que pode na geladeira e no armário: salsicha, linguiça, verduras, cuscuz, carnes, frutas, doces, entre outros. Bem, ao menos isto escapou, nada planejado, mas sua irmã criativamente deu vida a coisas que até apodreceriam na geladeira por desinteresse.Ele chamou sua mãe e reclamou: "Mãe, não é esta a festa dos meus sonhos!!! Vocês nunca fizeram nada pra mim e quando fazem! Estou com vergonha, melhor seria não fazer nada. Fora que o bolo está feio, com um gosto horrível. Eu mesmo teria comprado material pra festa se me pedissem, para não ser apenas isto. Minha mãe perguntou se isto me deixava triste, pois a última coisa que todos queriam era me deixar triste, pelo contrário, mas pediu que eu aproveitasse, era só um pequeno parabéns, não representava o que todos eles queriam me dar.
Bem, chegou o momento dos parabéns. O aniversariante recebeu as homenagens. E na hora dos comes e bebes, foi muito divertido, cada um que contasse uma história engraçada. Eles que sempre participaram nos piores e melhores momentos da vida dele, estavam fielmente lá ao lado do aniversariante.
Passado o choque da realidade com o egoísmo e a vaidade, a luz conseguiu desfazer as trevas do orgulho.O aniversariante conseguiu entender que o presente era todos eles que vieram. Ele viu que seus amigos e irmãos se deram neste dia. O marido de uma de suas irmãs e ela mesma trabalharam o dia todo, chegaram cansados, mas aceitaram estar lá porque gostavam do aniversariante. Estavam com sinceridade, sem atavios, maquiagens pesadas, roubas pra lá de requintadas, mas com muita, muita alegria. Eles também entendiam que o aniversariante estaria feliz por eles estarem lá ao seu lado, comendo com ele, compartilhando uma existência, não uma festa. Aquilo não era a festa da pompa, mas a festa dos sentimentos, do contentamento pela sua vida.
Todos abandonaram suas rotinas, dores e problemas, para estarem lá na hora combinada. Vidas ao lado da sua.
O bolo tão feio foi preparado com horas de entrega, esperando ser o melhor que alguém poderia fazer naquele instante. Ele comeu respeitosamente, como os judeus fazem com o pão ázimo.
A dor provocada pelo egoísmo cedeu lugar ao prazer proporcionado pelo amor.
Mais vale uma palavra sincera e sentida verdadeiramente por quem a envia do que mil palavras copiadas, sentidas por outras pessoas.
Assim foi o meu aniversário!!!!!

Um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos