Pesquisar neste blog

É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta de espada

quinta-feira, 25 de maio de 2006

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta de espada." (William Shakespeare)

Rapidamente, pois há muito a se pensar. Existem pessoas que sempre tecem as suas alternativas e pontos de vista, tirando lições das experiências de fracasso, do "lugar nenhum" e dos sucessos de outras pessoas. Outras têm dificuldade em extrair reflexões, em formular problematizações e projetar soluções a partir de certas verdades, simplesmente porque nunca se deram a esse trabalho. Para estas é possível dizer que:
O sorriso, isto é, o bom humor, a conciliação, a tentativa diplomática de aproximação e entendimento, em muitos casos, é a alternativa ideal à reação de raiva natural ao nos vermos desapontados, indignados ou temerosos com as atitudes e ações de alguém. Ao invés de primeiro gritar e esbravejar, por que não refletir com bom senso no que vai ser dito? Por que não dialogar mesmo sabendo que isto pode ser inútil? Porque às vezes podemos nos enganar com as pessoas e elas podem não ser tão más e incompreensivas quanto julgamos ou seus atos nos fazem ver. O acordo conversado com a devida empatia e discernimento pode garantir resultados satisfatórios ao querer se alcançar um objetivo que envolva a mudança de comportamento de outra pessoa, até em casos nos quais se exija uma aceitação de normas, princípios, obrigações de sua parte.
Quando entramos carrancudos, com a cara fechada, isto já gera uma imagem, uma expectativa de negação, de "fechamento" e retraimento; ao entrarmos em um ambiente com bom humor, alegria, ao sermos positivos, sem o carrancudo pessimismo e derrotismo que muitas vezes nosso pensamento e interpretação submete as situações e fatos da vida, somos mais felizes conosco mesmo e, provavelmente, com os demais.
Sorria ao entrar na sala, ao começar seu dia de trabalho, ao rever seus amigos. Sorrir pode libertar e encurtar tantos caminhos e palavras, além de fazer muito bem à saúde. Sorria com o rosto, com a boca, com som, com vontade, sem medo e preguiça, sorria com dentes escovados, sorria com suas palavras e amabilidade, sorria com suas roupas, sua postura, seu comportamento, fazendo bem às pessoas, sorria como se fosse o último e melhor dia. Alegrai-vos sempre, diz a bíblia. Obviamente, existem os dias e situações difíceis, mesmo assim, com otimismo, força de vontade, fé e com a ajuda de todos nos quais você plantou ternura e afeto é possível encarar com mais forças e sem um desespero assassino as suas dificuldades.
Há tanto a falar, mas espero que este bocadinho alcance alguém, pelo menos uma pessoa em algum dia.
 

Seguidores do blog

Mais lidos