Pesquisar neste blog

Datas especiais para 29 de abril

sábado, 29 de abril de 2006

Dia Mundial das Associações Cristãs Femininas
Nascimento do pintor Pedro Américo (1843)
Nascimento de João Osório Duque Estrada, autor do Hino Nacional Brasileiro (1870)
O filme"O Cangaceiro" do diretor Lima Barreto é eleito o melhor filme em Cannes (1953)
Morte do mestre do suspense, o cineasta Alfred Hitchcock, diretor de Psicose (1980)
Morte do cantor e compositor Gonzaguinha, filho de "mestre do baião", Luiz Gonzaga (1991)

Dia Internacional da Dança e profissionais de dança na Classificação das Ocupações


O dia Internacional da Dança foi criado em 1982 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e definida para 29 de abril, como homenagem ao nascimento do escritor e coreógrafo francês Jean-George Noverre (1727-1810), reformador do balé clássico francês, considerado o pai do "balé de ação" (ação, movimento, alma e expressão).
Por que esse desconhecido?
As idéias e modo de trabalho de Noverre influenciaram o mundo inteiro. São palavras dele ao falar sobre a duras e intangíveis regras do balé clássico: "Será preciso transgredi-las e delas se afastar constantemente, opondo-se sempre que deixarem de seguir exatamente os movimentos da alma, que não se limitam necessariamente a um número determinado de gestos".
Noverre defendia, entre outras coisas, a reforma do traje, especialmente a remoção das máscaras (aliás, se deve a Noverre a remoção das máscaras no balé, excessivamente trabalhadas no século XVIII). Segundo ele, todos os movimentos deveriam ser naturais e facilmente compreendidos. Ele enfatizava que todos os elementos de um balét deverim trabalhar harmonicamente a fim de expressar o tema do balé.
Noverre foi aluno de Louis Dupré (o famoso "Deus da Dança", também chamado Le Grand Dupre). Conhecido também como o "Shakespeare do Balé", e, por conta da influência da sua arte, como "Avô do balé", Noverre estreou no Teatro do Mercado em Paris em 1743. Seu primeiro balé, Les Fetes Chinoises, foi encenado na ópera Comique, em 1749. Seu balé mais famoso foi Medea e Jason, produzido em Stutgard, na Alemanha. Sua última obra foi encenada em Londres, ano de 1793. Seu falecimento se deu em Saint-Germain-en-Laye, em 1810, aos 83 anos. Entre os seus grandes amigos, destacava-se Mozart. Que honra, hein!
Nas página http://www.solcultura.com.br/noticias.asp?id=460, encontramos uma boa explicação para saber como essa data se tornou importante no Brasil:
"No Brasil, esta comemoração tomou maiores proporções a partir de janeiro de 2001, quando um grupo de profissionais de dança, representativos de diversas entidades do país, se reuniram para discutir sobre a situação do artista da dança. Inicialmente motivados por uma ameaça do Conselho Federal de Educação Física (Confef) que, exorbitando de sua competência, tentava coagir os profissionais da dança a se filiarem a seus Conselhos Regionais, esses profissionais da dança deram início a um movimento de luta de caráter nacional, democrático em prol da autonomia da dança. Nasceu então o Fórum Nacional de Dança que aproveitando o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, instituiu o Dia D da Dança. O artista da dança integra uma categoria profissional regulamentada por lei específica desde 1978."

Abaixo a Classificação brasileira das Ocupações, referente à área da dança, extraída do site www.dancadesalao.com

"2628-05 Assistente de coreografia
2628-10 Bailarino criador, Bailarino intérprete, Dançarino 2628-15 Coreógrafo - Bailarino coreógrafo, Coreógrafo bailarino 2628-20 Dramaturgo de dança 2628-25 Ensaiador de dança 2628-30 Professor de dança - Maître de ballet
Descrição sumária
Concebem e concretizam projeto cênico em dança, realizando montagens de obras coreográficas; executam apresentações públicas de dança e, para tanto, preparam o corpo, pesquisam movimentos, gestos, dança, e ensaiam coreografias. Podem ensinar dança.
3761-05 Dançarino tradicional - Bailarino de danças folclóricas, Dançarino brincante, Dançarino de danças de raiz, Dançarino de danças folclóricas, Dançarino de danças rituais, Folgazão, Sambista.
3761-10 Dançarino popular - Bailarinos de danças parafolclóricas, Bailarinos étnicos, Bailarinos populares, Dançarino de rua, Dançarino de salão, Dançarinos de danças parafolclóricas, Dançarinos étnicos, Dançarinos populares
Descrição sumária.
Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares; criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).
3331-15 Professores de cursos livres
Descrição sumária
Os profissionais dessa família ocupacional devem ser capazes de criar e planejar cursos livres, elaborar programas para empresas e clientes, definir materiais didáticos, ministrar aulas, avaliar alunos e sugerir mudanças estruturais em cursos."

Ballet de peixinhos:

Peixinhos bailando com muito sincronismo em um aquário.

Imagem histórica: todos os presidentes americanos


A CASA É BRANCA
 

Seguidores do blog

Mais lidos