Pesquisar neste blog

ABRIL - MÊS DO LIVRO - POR QUE NÃO O MÊS INTEIRO?

sábado, 22 de abril de 2006

Em 23 de abril se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (nomenclatura oficial da UNESCO). Alguns o conhecem por Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor ou ainda do Direito do Autor. O dia foi criado pela UNESCO em reverência aos escritores Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) e William Shakespeare (1564-1616), ambos falecidos nesta data, no ano de 1616, e tem como objetivo desenvolver o hábito e a valorização da leitura e ainda conscientizar as pessoas sobre a importância de se proteger os direitos que o autor tem sobre uma obra. Poderia se considerar abril como o mês do livro, baseando-se nas datas comemorativas referentes ao livro que se sucedem num único mês: dia 02 é Dia Internacional do Livro infanto-juvenil (homenagem ao nascimento do poeta e escritor dinamarquês Hans Christian Andersen - 1805-1875). No dia 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil (data de aniversário do escritor Monteiro Lobato). Por que não um mês inteiro dedicado ao livro?

http://www.chamadacontrapobreza.org.br/

"AChamada Global para Ação contra a Pobreza é uma das maiores alianças já organizadas por cidadãos e cidadãs em todo o mundo. Ela reúne 200 organizações e movimentos sociais em mais de 70 países e tem a faixa branca como símbolo.
Desde o início, a mobilização é a marca dessa iniciativa e seu objetivo maior é fazer com que governos de todos os países cumpram seus compromissos de apoio a populações pobres.
A Campanha foi criada em 2005 por ser esse um ano marcado por uma agenda internacional de grande impacto sobre o desenvolvimento dos países:
• Fórum Social Mundial (Brasil);
• Fórum Econômico (Suíça);
• Reunião do G8 – países mais ricos do Mundo (Escócia);
• Reunião da ONU para avaliação das Metas do Milênio para _redução da pobreza (Nova York);
• Reunião da Organização Mundial do Comércio, OMC (China).
A Chamada Global não busca dinheiro, mas a voz e a atitude das pessoas para cobrar, sugerir e controlar os governantes. Use a sua voz. Ela tem poder."
"NÃO QUEREMOS O SEU DINHEIRO, QUEREMOS A SUA VOZ. NÃO FIQUE INDIFERENTE DIANTE DA POBREZA, A SUA ERRADICAÇÃO DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS NÓS."
http://www.chamadacontrapobreza.org.br/
Todos os textos são de autoria da própria campanha. Espero que eles me perdoem!

"Fiesta Femenina" - Tela de Gonzales -
(ao Dia da Terra)

Dia Mundial da Terra - próprio dela é a vida, a continuação.
Dia do Descobrimento do Brasil - 1500, Pedro Álvares Cabral, Império Português Ultramarino, terras do "Brasil": maravilhosa visão, Genocídio de nações indígenas, Escravidão, Do moço, do jovem, do menino, colônia de exploração, tudo isto marcou o início de nossa amada nação.

NO MUNDO DE OZ

O Pior surdo é aquele que não quer ouvir

Ouça o seu íntimo

Sessão muito cultural: Bordado da Polícia de Payson, Arizona (EUA)

 

Seguidores do blog

Mais lidos