Pesquisar neste blog

http://www.indiagestao.blogspot.com/

terça-feira, 18 de abril de 2006

Adorei este blog. É totalmente sobre a Índia: o único blog em português com notícias da India. É bom aprender a beber e comer o que um grupo de pessoas consegue ver, sentir, captar de uma cultura tão diferente da nossa. O índice de novidade, reflexo do MEU próprio desconhecimento, é bastante alto. Nada como um blog, que fala como um ser humano, sem a técnica jornalística, ou o pragmatismo científico de um livro de geografia ou história (claro que estas leituras são imprescindíveis). Mas o modo de fazer de um blog traz a realidade mais para perto dos nossos olhos do que uma televisão. Obviamente, é bom não cair na tentação da crítica fácil, do julgamento precipitado, isto em qualquer situação, averiguar o que se diz, como se diz, e isto é o que devemos fazer sempre com qualquer fonte de informação, seja jornal, rádio, televisão, Internet, etc. O "indi(a)gestão é editado por Sandra Bose, com auxílio de vários participantes. Não há o que destacar em especial, porque tudo chama atenção, tudo se torna especial. É minha modesta opinião.
PS: Faz uns cinco dias que meu blog está sendo classificado pelo Blogger como blog spam. Isto é humilhante. Sinto-me um malfeitor. Tenho como ter outra fonte, mais responsável e menos INERENTEMENTE CONFUSA. Estarei providenciando dentro de alguns dias a transferência deste blog para outro servidor. O pior de tudo é porque você não tem com quem falar. As máquinas parecem decidir pela prestadora do serviço. Estou sendo injustiçado e não vejo a quem recorrer. Só há um contato digital com máquinas. Fui advertido que um ser humano olharia meu blog para avaliar se pratico link spam. É ridículo. Os métodos preventivos dos Estados Unidos são evidentemente, INERENTEMENTE CONFUSOS também. Pelo grau de importância que tenho e que vejo destas prestadoras de serviço gratuito americanas e porque sou brasileiro também, porque não edito em inglês também, acho que tão cedo farão isto, por isso bye bye "America".

DIA DA AMIZADE, DIA DO AMIGO

Dia 18 de abril é, sim, o Dia do Amigo. Já dia 20 de julho é o Dia Internacional da Amizade. Existe muita confusão na Internet acerca destas datas. Isto não tem importância pra mim. Tem pras editoras, pras gráficas, pras prestadoras de serviços que confundem o sentido das duas coisas. Amigo é pra toda a vida. Amigo é pra todo instante. Amigo é um diamante, amizade é o porta-jóias. Amigo é uma pessoa, amizade uma condição. Na verdade, O Dia Internacional da Amizade criado nos Estados Unidos como uma data filantrópica para auxiliar entidades carentes.
A troca do sentido destas datas faz com que deixemos de ajudar insituições e o sentido da amizade num sentido mais humanitário, universal, filantrópico mesmo. E o contrário, esquecemos de festejar o Dia do Amigo.
"Amigo verdadeiro é aquele que nos quer apesar de nada." Luis Felipe Angell, pseudônimo Sofocleto (14 de abril de 1926 - 18 de março de 2004), humorista peruano.
Na Wikipedia, vemos a seguinte observação: "O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".
Ter a chegada do homem à lua como referencial!!!! Prefiro a descida de Deus à terra na forma de Jesus Cristo como um referencial mais digno. Ainda que muitos não creiam, mas simbolicamente fala mais alto do que a mitologia grega tão adorada pelos intelectuais.
Na página dominiofeminino.com.br, temos esta informação, creditada ao sr. Ilbert Lopes Ramos: "O Dia do Amigo foi criado em 18 de abril de 1989 pela médica, escritora e bióloga (geneticista) Kleyde Mendes Lopes. Patenteado sob processo no 821860615 foi reconhecido pela M&M (meio e mensagens como data promocional, página A101) e, nos Estados Unidos onde a criadora foi biografada no Who’s Who in the World (Quem é Quem no Mundo) na página 1769 da edição 2001. No próximo ano as principais agendas trarão o 18 de Abril como data promocional. Tem reconhecimento público de vários órgãos federais, estaduais e municipais no Brasil. Assim sendo, não deve ser confundido com o Dia da Amizade (20 de julho) criado nos Estados Unidos como data filantrópica para ajudar entidades carentes."
Vemos a confusão entre estes dias na seguinte página:
http://www.urs.bira.nom.br/calendar.htm#Abril
Em alguns países o Dia Internacional da Amizade (International Friendship Day) é comemorado no primeiro domingo de agosto, declarado inicialmente como feriado em honra dos amigos nos Estados Unidos pelo U.S. Congress em 1935.
http://www.friendship.com.au/friendday.html
http://en.wikipedia.org/wiki/International_Friendship_Day
O governo brasileiro disponibiliza um documento em PDF, especificando as datas definidas por Lei e as Populares. E o Dia do Amigo, apesar de não ser criada por Lei, é classificado como data popular no dia 18 de abril. E neste documento oficial do governo brasileiro, são declarados dois Dias do Amigo:
Dia 18 de abril - Dia do Amigo (não diz se é nacional ou internacional. Mas, como anteriormente relatado foi criado por uma americana, portanto, não deve ser nacional).
Dia 20 de julho - Dia Internacional da Amizade e Dia Internacional do Amigo.
De qualquer forma, o importante é que amigo é pra todo dia e pra toda hora. Amizade é o que existe no coração e não em uma folha de papel ou de bytes.
O dia do amigo possui site: http://diadoamigo.com/, lá existe a seguinte explicação:
No dia 18 de abril comemora-se o Dia do Amigo e, de vez em quando, aparece alguém com o contra-argumento de que Dia do Amigo devem ser todos os dias do ano.Sabemos disto. Mas a realidade é que não dispomos de todos os dias do ano para nos dedicarmos e nos reunirmos com os que nos são caros ou para buscarmos novos amigos. Por isto, a importância de conferir uma data especial para que nos seja oportuno este encontro com aqueles que consideramos amigos. O projeto do Dia do Amigo (18 de abril) foi originalmente criado e patenteado em 1989, por uma baiana, a Dra. Kleyde Mendes Lopes. Sempre envolvida em manifestações e movimentos sócio-culturais e como profunda estudiosa do comportamento humano, Dra. Kleyde, ao criar esta data comemorativa, tinha em mente escolher um dia que fizesse com que as pessoas se lembrassem da importância dos amigos.Ela define que o “amigo é aquele que se consegue através da vida, sem nenhuma obrigatoriedade de vínculo biológico. É só você com o outro, exercendo seu patrimônio de “livre arbítrio”, para escolher a quem você quer como AMIGO. Pode começar por seus pais, seus irmãos, seus familiares, seus mestres, seus colaboradores, seus conhecidos, seus desconhecidos, enfim... seu próximo”.Com o Dia do Amigo (18 de abril), Dra. Kleyde tem propósitos humanísticos e sócio-culturais que visam atingir o objetivo de resgatar a reverência aos amigos.Em uma época tão conturbada como a de agora, com o expressivo surgimento de guerras, violências, descasos e intolerâncias, o Dia do Amigo (18 de abril) pode ser um dia ideal para confraternização entre as pessoas e entre os povos frente à diversidade humana.SLOGANS OFICIAIS:1o Slogan - 18 de abril - Dia do Amigo: Quem é amigo, comemora.2o Slogan - Expresse sua amizade: Dê uma palavra, uma flor ou um presente a quem você gosta.

Os 50 melhores filmes independentes da História

Em primeiro lugar ficou Reservoir Dogs - Cães de Aluguel - 1992, primeiro filme dirigido por Quentin Tarantino. Matéria completa em:
http://www.empireonline.com/features/50greatestindependent/10-1.asp
 

Seguidores do blog

Mais lidos