Pesquisar neste blog

Datas especiais para 18 de abril

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Data Nacional da Irlanda (Dia da República)
Data Nacional de Zimbabwe (Independência)
Dia Mundial do Radioamador
Dia Nacional do Livro Infantil
Dia de Monteiro Lobato
Dia da Assembléia Nacional dos Índios
Dia do Editor
Dia do Autor
Dia do Amigo
Dia do Massagista (em São Paulo)
Alguns fatos ocorridos neste dia assinalados pelo Guia dos Curiosos:
"1906 - Um terremoto de cerca de 8 graus na escala Richter matou 3 mil pessoas e destrói 30 mil prédios em San Francisco.
1942 - Em resposta ao ataque japonês a Pearl Harbor, bombardeiros B-25 liderados pelo coronel James Doolittle atacaram Tóquio, causando pouco dano mas abalando a moral japonesa.
1945 - O Decreto-lei nº 7474, que concedia anistia a presos políticos, foi assinado. O documento beneficiou Luís Carlos Prestes, que foi solto depois de passar 10 anos na prisão.
1955 - O cientista alemão Albert Einstein, que formulou a Teoria da Relatividade, morreu aos 76 anos.
1956 - A atriz Grace Kelly casou-se com o príncipe Rainier, de Mônaco.
1978 O ditador chileno, Augusto Pinochet, anunciou a formação de um governo de civis, o primeiro desde o golpe de 1973.
1988 - O Instituto Paraibano de Arqueologia anunciou a descoberta de um sítio arqueológico entre as cidades de Ingó e Campo Grande.
1998 - O cantor romântico Nélson Gonçalves morreu, aos 78 anos, em decorrência de um enfarte. Ele vendeu perto de 80 milhões de discos em seis décadas de carreira."
Neste dia, ano de 1942, a Coca Cola se instala no Brasil (1942).
Destas DATAS a que eu acho mais importante é a doAMIGO, porque Jesus disse
"Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos" (Jo 15, 13).
Jesus teve essa grandeza de amor. Ele deu sua vida inteiramente. Deu sua vida enquanto viveu, cada segundo, cada palavra em cada pensamento e ação. Pois viveu não para si mesmo, mas para toda a humanidade e deu sua vida por ela. Quanto mais se pensar a respeito de amizade, mais linda ela vai ficar na mente, no coração. É bom ter amigos pra conversar, mais do que isto: para DIALOGAR. Uma coisa é trocar palavras, outra completamente diferente é consubstanciar-se com o outro, ter confiança no que se diz e no que se ouve. Um amigo para passear pelos jardins, pelos vales. O que seria do nosso eu sem a alteridade de um amigo? Não digo daquele que passa a mão sobre nossa cabeça, mas de quem procura nos ajudar com a verdade, com a correção. Neste dia do amigo, lembro de meus irmãos, meu pai, minha mãe, de pessoas essenciais que a vida me deu de presente. Eu não sou nada sem eles. E me alegro porque sei que o que sentimos um pelo outro é verdadeiro e não tem preço. VIVA À AMIZADE! PALMAS PARA TODOS OS QUE TÊM E SÃO AMIGOS! PARA OS QUE CUIDAM DOS AMIGOS!

Datas importantes para hoje 17 de abril

QUASE QUE NÃO SAI...
Hoje também se comemoram (ou se comemorariam...):
Dia nacional do vendedor/balconista: quem não precisa do comércio? quem não precisa do atendente de uma loja, de um recepcionista em alguma repartição? De quantos não nos servimos durante todo o ano? Ou quase todo dia? Não vi nenhuma homenagem deste tipo aqui no comércio por parte dos lojistas. É um dia que não representa vendagens!
Dia do judô - estilo de luta idealizado em 1882. O jovem Jigoro Kano fundou o Instituto Kudokan, a cidade sagrada de ensinamentos nesta área. Alguns medalhistas olímpicos brasileiros: Aurélio Miguel - Carlos Honorato - Douglas Vieira - Leandro Guilheiro - Luiz Onmura - Rogério Sampaio - Walter Carmona.
Dia nacional da Botânica - criado pelo Decreto No. 1147, de 24 de maio de 1994. Viva ás árvores, aos ambientalistas. Botânica significa, segundo o Dicionário Aurélio: "[Do gr. botaniké, subst. do fem. do gr. botanikós, 'relativo a ervas, a plantas', pelo fr. botanique.] S. f. 1. Parte da biologia que estuda as plantas; estudo da morfologia e da fisiologia dos vegetais. A botânica moderna teve início com Karl von Linné (1707-1778), botânico sueco. Os muitos ramos em que se divide esta ciência podem-se agrupar em dois fundamentais: a botânica pura (q. v.) e a botânica aplicada (q. v.). Há mais de 30 ramos especializados, que é costume distribuir em dois grupos: a botânica descritiva (q. v.) e a botânica experimental (q. v.), baseados sobretudo, respectivamente, na observação e na experimentação. [Sin., desus.: fitologia.] "
Dia mundial do hemofílico - O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, foi um dos hemofílicos mais conhecidos do Brasil. Ele Sofria da doença há uns 11 anos e contraíra AIDS numa transfusão. Do mesmo modo morreram seus irmãos, o inesquecível cartunista Henfil e o músico Francisco Mário.
Dia do Terceiro Mundo - o que comemorar nesta data? jesus nos salve e tenha misericórdia de nós!!

17 de Abril - Dia Nacional da Luta Pela Reforma Agrária

17 de Abril - Dia Nacional da Luta Pela Reforma Agrária

Esta data foi criada pela Lei Nº 10.469, em 25 de 06 de 2002 como uma forma de homenagear às pessoas que foram mortas e seviciadas no massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, fato ocorrido em em 17 de abril de 1996. Este dia também é o dia internacional de luta camponesa. Existe uma luta diária, feita a cada segundo, em um mundo onde a injustiça galopa, mata, irrita e se multiplica e a justiça pensa, reflete, avalia, espera ser ajudada, e a verdade demora a ser reconstituída. É certo que existem grandes desigualdades neste país, os mais ricos detêm as maiores porções de terra e existem incontáveis latifúndios, enquanto exércitos de seres humanos querem ter terras para trabalhar e dar o pão à sua família. O governo atual tem um compromisso histórico com esta Reforma, porém persistem muitos problemas. As classes dominantes se confundem com a classe política. De que lado esta classe está? Isto vai depender da estratégia. A grande novidade (não tão nova) é que a mídia tem tentado colocar aqueles que lutam pela realização desta reforma como pessoas ainda mais maléficas do que os "senhores de engenho" modernos; eles são mostrados aos cidadãos do Brasil como arruaceiros, assassinos, invasores, indecorosos e causadores de roubos, extorsões, enganos e violência. São pessoas pobres, em sua maioria, e novamente quem está do seu lado? sempre Existem pessoas mal-intencionadas, mas generalizar comunidades inteiras por causa de atos desaconselháveis de uns e outros é muito injusto. A filtragem dos fatos parcial é acusatória.
http://www.sindicatomercosul.com.br/noticia02.asp?noticia=29606
http://www.mst.org.br/
 

Seguidores do blog

Mais lidos