Pesquisar neste blog

Seres humanos produzidos em série

segunda-feira, 1 de maio de 2006


Não é isto o que a ideologia consegue fazer: homogeneizar os indivíduos, tornando-os uma massa amorfa? Ainda batalhamos como David, o Pinóquio futurista de Spielberg em Inteligência Artificial, para ser "único e especial"? A batalha silenciosa da ideologia é uma máquina ruidosa de produção em série. Ela faz com que os olhos possuam a mesma visão e vejam as mesmas coisas, de modo que ninguém note que está usando lentes que não são suas. Lentes que ao se apropriar e impor uma visão, cegam totalmente. As habitações podem ser faraonicamente belas, mas ainda não se achou uma saída da caverna, muito menos consciência da mesma. Até o badalado e endeusado ser diferente fica dentro de padrões, vira uma luva e uma utopia.

2 comentários

  1. Pesquisando alguns blogs encontrei o teu e ...
    Adorei o texto, muito realista e parabéns pela descrição do q a tecnologia, a mídia e outros meios de comunicação têm feito com o homem.
    Suas palavras me lembram o conto da caverna de Platão...
    Precisamos sair da caverna e enfrentar a luz!
    Beijo
    adorei a ilustração, é sua?
    .
    Depois me faz uma visitinha...
    http://mirialira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Agora você me pegou: essa imagem foi muito divulgada na época em que foi lançada. Se não me engano foi de um famoso grupo de heavy metal, não me lembro agora qual.

    ResponderExcluir

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos