Pesquisar neste blog

Dissecação II

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Se arrancarem toda nossa pele, pra onde irá nossa atração? Esta atração que abateu e abate reis e rainhas! Que abateu personagens bíblicos como Davi (eleito pelo coração de Deus: "Achei Davi!"), Sansão (quem lhe fez cortar os cabelos? Dalila!), Abraão (que ansioso antes foi à sua escrava do que esperou o filho da promessa). E abate os personagens irreais do livro "Realidade"! E os personagens reais do livro "Fantasia"! Nossa beleza é tão superficial, ainda assim tão dominadora. As vaidades são tão rápidas e nos consomem tanto tempo, dinheiro, pensamento e a própria alma! É tão superficial nossa quimera, nosso "Narciso". Rapidamente murchamos, isto é inevitável. E o mundo está aí: ou aproveitamos tudo que este mundo oferece, procurando saciar tudo o que nos apetece e cremos trazer imenso, incomparável, irresistível gozo, ou nos afundamos no conhecimento que nunca será suficiente, pois quanto mais conhecemos mais temos uma vaga noção da própria ignorância: é outra quimera! Cada coisa a seu tempo no seu tempo. Equilíbrio! A única esperança verdadeira é a eternidade!
Se arrancarem toda vaidade do nosso eu, o que sobra? Do nosso lar o que sobra? Do nosso viver o que sobra?
Se arrancarem nossas vestes estaremos nus? Apenas superficialmente! Se virem nossos músculos, veias e sangue expostos, verão nudez? Repulsa! Onde nosso olho está a maior parte do tempo? No que é superficial! E nossa consciência quando julgamos? Até que ponto podemos julgar com isenção, justiça? E até que ponto nossos próprios delitos permitem que nos coloquemos como juízes infalíveis?
Ah! Se pudéssemos ver o que há dentro do coração! O olho se assustaria? Sentiria repulsa? se é que este tipo de visão é aceito, valorizado! Ao ver a inveja, o homicídio, a maldade, o preconceito, a amargura, a mágoa, a tristeza, a solidão, a perturbação, a sanguinolência, que figuras não veriam estes olhos por baixo da beleza fascinante?
Não tenho muito a acrescentar. As coisas mais óbvias são tão esquecidas que parece nunca foram óbvias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos