Pesquisar neste blog

Projeto Creative Commons - uma ponte entre o autor e o usuário

segunda-feira, 24 de abril de 2006

Com a finalidade de criar uma solução para os problemas decorrentes do uso indevido e ilegal de material com copyright na Internet, isto é, textos, imagens, livros, sons e outras obras intelectuais com direitos autorais, estão sendo disponibilizadas soluções práticas e ineligentes na Internet para que exista um parâmetro de permissão, ao qual todos possam recorrer. Tanto os que desejam permitir de alguma forma a publicação, redistribuição ou modificação de suas obras, sob termos definidos, quanto os usuários que, muitas vezes, querem usar uma imagem, querem citar um texto, alterar uma música, mas encontrariam muita dificuldade de contactar o autor e obter uma permissão formal. Assim, nasceu a idéia da Creative Commons . Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, que disponibiliza licenças flexíveis para estas produções intelectuais. Assim, todos podem ter uma idéia de como e em que circunstâncias podem fazer o uso de, por exemplo, uma imagem de um fotógrafo veiculada em certo site, se ela pode ser modificada, usada para fins comerciais ou não, entre outras opções. Entrei em um site, quero copiar um texto "pra este segundo" e "colá-lo" em algum texto meu noutro site, ou até em algum trabalho escolar. Se o site do texto tiver o logotipo do Creative Commons, basta clicar no selo e ver até que ponto aquele texto pode ser usado ou não, se é necessário citar a fonte, o autor, se pode ser alterado, etc. É uma ponte entre o autor de uma obra e um veiculador ou usuário daquela obra. Sem recorrer a e-mails, telefonemas, protocolos, inúmeras formalidades. Já está tudo definido pelo "selo" Creative Commons (CC) em "oposição" ao "C" de copyright. O que dá uma idéia também de compartilhamento, não apenas de compra.
Para haver uma adaptação das normas de um país com as normas constantes no termo de adesão do Creative Commons nasceu o ICommons, cuja idéia central é adaptar o Creative Commons às legislações específicas de cada país. O Brasil já tem uma legislação adaptada e está entre os quatro países que mais se utilizam deste tipo de licença. No endereço http://creativecommons.org/worldwide há uma lista dos países que já participam do ICommons.
Na página http://mirrors.creativecommons.org/ podem ser vistos vídeos e excelentes animações em flash que contam um pouco da história e desenvolvimento do Creative Commons.
Como conseqüência do Creative Commons, outros projetos afiliados também nasceram, como a :
Open Clip Art Library - projeto que objetiva arquivar gráficos feitos por usuários, os quais aceitam disponibilizar seus trabalhos para domínio público.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons
Fonte: Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos