Pesquisar neste blog

Dia da Conservação do solo

sábado, 15 de abril de 2006

O dia 15 de abril foi definido pela lei Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989, como o Dia Nacional da Conservação do Solo. A escolha foi baseada no nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Não sei se foi escolhido um americano por carência de brasileiros que lutassem pela proteção e conservação dos solos. Conforme o site do governo federal (www.brasil.gov.br/eventos/data_com/dia_solo/) o dia é dedicado "à reflexão sobre a conservação e utilização dos solos, para viabilizar a manutenção e a melhoria da capacidade produtiva, aumentando de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental".
A conservação do solo "consiste em dar o uso e o manejo adequado às suas características químicas, físicas e biológicas, visando à manutenção do equilíbrio ou recuperação."
É importante salientar que desde o descobrimento do nosso país, o aproveitamento das nossas riquezas naturais era guiado e movido por uma mentalidade imediatista, sem nenhuma preocupação com o futuro, era como se sobrevoassem pragas de gafanhotos, seres predatórios, preocupados apenas consigo mesmos e com o tempo presente. Esta mentalidade perdura até nossos dias. Contudo, existem pessoas e organizações que objetivam mudar este quadro, plantando sementes de consciência sobre a importância do nosso solo e de sua conservação como modo de nos conservarmos VIVOS também.
Algumas referências úteis sobre a importância do solo e sua conservação:
http://www.an.com.br/anverde/especial5/index.html
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/solo/home.html
http://www.cnps.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para seu comentário ser publicado:
1 - Não faça comentários ofensivos, abusivos, com palavrões, que desrespeitem as leis dos país.
2- Os comentários devem ter relação com a postagem.

 

Seguidores do blog

Mais lidos